Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

domingo, 1 de agosto de 2010

Psicanalista e terapeuta transpessoal: conceito, historicidade e ação

Terapeuta: etimologicamente - pessoa que cuida e ajuda. Profissional que busca aliviar as dores do viver por meio de escuta e de diálogo, interrogando as motivações conscientes ou inconscientes dos sujeitos que lhe pedem auxílio.

Psicanalista: pessoa que se especializou em Psicanálise; analista.

Psicanálise: abordagem criada por Sigmund Freud e desenvolvida por outros autores tais como Melanie Klein e Jacques Lacan. Esta abordagem utiliza o método de associação livre para investigação do inconsciente, definido por Freud como nosso "eu desconhecido".

Transpessoal: abordagem que tem como principal objetivo tratar o homem como um ser integral, ou seja, um ente complexo que engloba aspectos biológicos, mentais, sociais, ecológicos e, muito em especial, espirituais, para atingir níveis da consciência mais expandidos do que o nível pessoal ( Ego) que é trabalhado em Psicanálise.

Histórico e atualidade: criado por Abrahan Maslow, outros importantes estudiosos se agregaram ao movimento tais como: Stanislaf Grof, Daniel Goleman, Ken Wilber  e Anthony Stich.
O Movimento Transpessoal é considerado a quarta-força na Psicologia. Inicialmente chamou-se trans-humanista (termo criado por Julian Huxley em 1957, no Canadá).
A temática da espiritualidade, ou da dimensão espiritual do homem, pois, caracteriza a Psicologia Transpessoal como a primeira corrente contemporânea de Psicologia, em grande parte apoiada nas pesquisas pioneiras de Jung, a se dedicar de forma sistemática às dimensões subjetivas perceptuais que eram, até então, ignoradas, negadas ou reduzidas a características ou sintomas de psicopatologia na área da sexualidade, pela Psicanálise, por exemplo.
Atualmente, estudiosos como:  Roberto Assagioli, Ken Wilber, Pierre Weil, Roger Walsh, Francis Vaughan, Stanislav Grof, Chogyam Trungpe Rimpoche, Sri Aurobindo, entre outros fazem parte do Movimento Transpessoal.
Concluindo, pode-se conceituar a Psicologia Transpessoal como o estudo e a aplicação dos diferentes níveis de consciência em direção a Unidade Fundamental do Ser.
Técnicas transpessoais: práticas como meditação, visualização criativa e diálogo interior; todos  trabalhos que envolvem a conexão mente/corpo/espírito, buscando ir além do  Ego.
            Os mecanismos da senso percepção e influências físicas, mentais e espirituais, possibilitam ao ser humano (cliente e não paciente), romper paradigmas, promover a autolibertação e o autoconhecimento
 Teresinha Inácio –  Psicanalista e Terapeuta Transpessoal