Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESTIMULE SUA CRIATIVIDADE!!!

  É isso aí! Estimule a criatividade! Afinal, se você é brasileiro, é criativo! Não é isto o que você sempre escuta? Que brasileiro é criativo? Mas será mesmo? Ou será que é todo ser humano que é criativo? Ai, ai, isto está ficando complicado é melhor você analisar com cuidado e buscar ai no fundo da sua cachola a resposta pra essa charada que parece só uma perguntinha boba, mas está mesmo é com cara de pegadinha de prova de concurso. Ou será que uma questão filosófica?
    Usando essa tal criatividade o que é que você me responde? Ah! Tá... você quer saber antes o que é criatividade.. Está bem usando um pouquinho da minha vou tentar estimular a sua... Criatividade é uma atividade que a gente faz de um jeito que ninguém ou quase ninguém ainda tinha pensando, ai quando a gente faz todo mundo diz. Mas como não pensei nisto antes? É tão simples!!
    E você ainda deve estar se perguntando... E como é que eu estímulo essa tal criatividade, se é que eu tenho mesmo!! E  tentando resolver aquela charada: Eu sou criativo porque sou brasileiro ou sou brasileiro porque sou criativo??
            Vou eu  daqui,
            Respondendo pra você daí
           Criatividade ligada é com a natividade
           Você nasce numa comunidade
           Que é uma tal de sociedade
            E vai aprendendo o jeito de fazer
            E o jeito de  ser
            Da tal da comunidade, da sociedade e da natividade
            E vai fazendo ... é cultura da sua nacionalidade!
            
         É isso aí ... até aqui..usei uma linguagem mais criativa e não deixei de dar o meu recado.. e agora diga-me encontrou a resposta?
         Vamos à ela: Você, eu, nós, somos criativos porque somos seres humanos e dependendo da cultura do povo, da sociedade, podemos tê-la um pouco mais estimulada, chegando então a conclusão de que estar atento a tudo que é expressão de alma, de vida, é cultura e que em contato com ela estimularemos nossa criatividade que usaremos em qualquer segmento das nossas vidas.
         Mas.. umas dicas são sempre bem vindas não é mesmo? Vamos dar continuidade a nossa criatividade? Eu começo e você termina, e é claro usando a sua criatividade, deixando a mente livre.

1.    Todos os dias deixe o mau humor em casa, trancado e observe tudo e todos a sua volta.. ser observador além de relaxar a mente estimula a criatividade;
2.    Escreva no computador, num caderno, enfim anote suas idéias (mesmo aquelas que lhes pareça esdrúxulas);
3.    Organize as suas idéias (aquelas esdrúxulas também), por tema, por desejo.. Organização auxilia a ter mais idéias a ser mais criativo;
4.    Pergunte, pergunte e pergunte... a pessoa curiosa tem mais conhecimento e então mais “material” para a criatividade
5.    Ouça todo tipo de música, o seu iso musical (equilíbrio interno musical), exercita seus ouvidos e sua mente e dá-lhe criatividade
6.    Leia poemas e crie os seus, mesmo que o tema for a gatinha da vizinha ou a vizinha gatinha ..
7.    Dance, sapateia..brinque.. com a sua coordenação!!A sua criatividade agradece
8.    Torne-se discípulo de crianças e idosos..admire-os, observe-os e aprenda a ser livre dos conceitos e preconceitos ..
9.    Trabalhe, trabalhe muito, mas sempre encontrando a diversão dentro do que você faz..(Vai descubra agora.. o que é divertido na sua atividade profissional?)
10.    E por último, mas não por fim...ria de você mesmo, divirta-se com suas falhas, medos, alegrias, colocando em prática suas idéias criativas e isto é trabalhar duro, muito duro para sua felicidade!

       E agora é com você... continue a nossa lista de formas de estimular a criatividade, porque a resposta a charada filosófica já foi dada: “O amor a sabedoria, desenvolve a curiosidade e a criatividade, estando em integração com a cultura de um povo” (Teresinha Inácio é humana, brasileira, feliz e  assumidamente criativa)