Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Carta à secretária- mulher!

            Querida amiga, como vai?
      
            Neste corre-corre da atualidade esquecemos até mesmo de falar um olá para pessoas, como você, que fazem parte do nosso cotidiano, auxiliando-nos nas atividades das mais simples e corriqueiras às mais complexas.
            E é por isto que estou aqui de frente a está máquina, que você conhece bem melhor do que eu, para escrever algumas linhas em homenagem (dentre tantas outras que receberá), pelo seu dia. E, sinceramente espero que todas sejam do coração.
            Estava aqui pensando, quem é você? Como é você? Como é o seu dia? Sua família? Quais são seus desejos? Problemas? Sonhos??? Aliás... você tem sonhos não tem??
            Noto agora, que raramente observo os seus olhos, pra “ler” além dos relatórios, fichas, cadastros, planilhas, documentos que providencia a meu pedido ou pela responsabilidade profissional que você possui... é...é isto mesmo... Raramente busco “ler”, em seus olhos, na sua face, como estão seu humor, suas emoções!
            Hoje, ou melhor, a partir de hoje, prometo que procurarei ter mais atenção para você mulher, que assessora meu trabalho, organiza documentos, mesa, escritório, me serve um café; às vezes, até paga as minhas contas pessoais, deixando de lado o seu almoço, seu lanche, seu horário de descanso, só para “dar conta” do serviço que eu muitas vezes insisto em ampliar.
            Nossa!! E, quando você me atende como paciente/cliente, no consultório/escritório?? É um tal de... Agenda outro horário!! Não, não esse eu num posso! Ah! Dá um jeito, basta você ter um pouquinho de boa vontade!! Você não está entendendo, eu quero, eu preciso conversar com o doutor e você, SÓ PORQUE É SECRETÁRIA dele, pensa que é dona!! Vou reclamar para o doutor que você é muito grossa!! E tantas outras queixas que faço não é??
            Ok! Tudo bem, tem algumas vezes que até te elogio, digo o quanto você é competente, atenciosa, eficiente, carinhosa... mas só quando comigo está tudo bem!! E, de novo: como está você?? Está tudo bem como você?? Nem presto atenção... não é??
            Na verdade, eu sei sim, que você é uma assessora e tanto no meu cotidiano profissional, e às vezes até pessoal, eu estou aqui hoje pra lhe dizer isto e olha já estava eu lamuriando e ia esquecendo o prometido; então vamos lá, vou falar um pouquinho do que descobri de você, mas num chora hem!!
            Você é aquela moça que representa uma classe muito importante em qualquer empresa, de pequeno, médio ou grande porte!  Com sua sensibilidade, senso de organização e de praticidade, organiza agendas, eventos, planilhas, atende meus clientes e pacientes, fornecedores, representantes, meus familiares, e o telefone que não pára de tocar... e está lá você!! Atenta aos detalhes, que eu nem sabia que existiam!
            Ah! E é claro domina esta máquina que uso pra escrever estas palavras, com a mesma capacidade que domina um batom, um enrolar cabelos e cachos pra ter uma excelente apresentação pessoal “exigida” no exercício da função (que eu bem sei... que aprendeu no curso de formação de secretária!).
            Aliás, por falar em formação, sabe por que existe o dia da secretária?? Sim, é isto mesmo, para homenagear uma mulher, a primeira que fez uso de uma máquina de escrever, pela primeira vez, e em público, nada menos do que a filha do criador de tal instrumento que veio pra facilitar o trabalho de quem já exercia a função e sendo dia 30 de setembro o aniversário desta jovem, ficou assim popularmente, estabelecido que fosse o “Dia da Secretária” e, anos depois se tornou o estabelecido em Lei, inclusive no Brasil em alguns estados e em são Paulo, desde 1977.
            Bem, agora que já  falei um pouco da importância profissional que você tem, quero te perguntar algo, posso??
            Você como mulher, ser humano como é? Você cuida de mim e dos meus afazeres, da família e dos amigos também; até deve ouvir aqueles comentários... Ah! Só podia ser você, a eterna secretária!
            Mas... E de você? E de seus afazeres, você cuida? Mesmo?? Com a mesma eficiência? Com a mesma atenção? Sabe, tomo aqui a liberdade (afinal acho que agora, já estamos mais íntimas..), para propor algo a você: que cuide da sua  mente, do seu corpo e de sua  alma!!
            Você sabia que desenvolver a sua religiosidade, acalma a mente? Amplia a consciência de pertencimento ao mundo?
            E, que ter atividades de lazer, auxilia no desenvolvimento das relações intra e interpessoais?
            Praticar atividades físicas harmoniza corpo, mente e emoções?      
            Então eu te pergunto: Você dispõe de tempo para você? Separa alguns momentos, horas da semana, pra cuidar única e exclusivamente de você??
            Algo como: Este é o meu momento e não abrirei mão dele por nada, afinal eu me amo, amo minha família e quero ter SAÚDE!! Para curtir o que a vida me oferece!
            Então minha amiga, encerro aqui esta carta, pra dizer-lhe MUITO OBRIGADA!  E, o presente pelo dia da secretária, fica por sua conta... Oportunize-se um tempo para VOCÊ, a pessoa, de fato, mais importante na sua VIDA!!

       Até breve,

                                             Sua
                              Gestora, chefe, cliente, paciente


Dia 30 de setembro – comemora-se o Dia da Secretária