Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

APRENDER A ESCUTAR

     Você sabe escutar? Ou melhor, você já aprendeu a escutar?
     Não estamos falando do gesto vazio de ouvir, que é captar ruídos sem identificá-los intelectual e emocionalmente.
    Toda mensagem (algo dito), tem significado, mas se estivermos enquanto ouvintes num desenfreado pensar, organizando possíveis respostas e interrogações ou simplesmente vagando com a mente  não estaremos verdadeiramente escutando o outro.
    Escutar é manter os olhos atentos no seu interlocutor, é despir-se de conceitos e pré-conceitos, é tão e simplesmente manter a atenção no outro, ouvindo sua voz, sentindo suas emoções, observando suas expressões, sem julgar ou pré-julgar, é estar disponível para o outro.
    A sociedade contemporânea tem muita gente padecendo da necessidade de ser escutado. Consultórios médicos, salões de beleza, igrejas e templos estão repletos de seres humanos em busca de serem escutados e estes mesmos muitas vezes não escutam os seus.
    Ora se tem tanta gente querendo/necessitando avidamente ser escutado é porque na mesma proporção tem gente não escutando e sim apenas ouvindo.
    Faço-lhe aqui a pergunta: Você já escutou hoje?
      Se a resposta for negativa, olhe ao seu lado e procure com o olhar outra pessoa e permita que fale com você e esteja atenta para escutá-la, verdadeiramente.
    Não conseguiu? Foi difícil? Os seus pensamentos interferiram e você ficou analisando, criticando o que a pessoa lhe falava?
    Então vamos relembrar o que é aprender: aprender é uma característica fundamental do psiquismo, todo ser humano tem capacidade de aprender durante toda a sua vida.
    Esteja atento (a) para aprender a escutar, no início poderá parecer que você está “forçando a barra”, mas usando inicialmente o seu psiquismo de maneira consciente e proposital aprenderá a escutar de fato.
    E, como saber se já aprendeu? Quando notar que ao escutar o outro, você tornou-se uma pessoa, menos negativa, menos irritada, mais feliz, mais amorosa, mais tranqüila.
    Simplesmente porque ao escutar o outro você estará escutando a si mesmo (a), numa doce e verdadeira atitude de ser... Ser humano. Ou seja, um SER que é humano e compreende as necessidades do outro, portanto de si mesmo, de sua espécie.
    Seja sábio (a) ESCUTE, saia para escutar, escutando e sendo escutado mude o mundo e o mundo mudará!
           Abraço e até a próxima, foi muito bom saber que você me “escutou”!

Nenhum comentário: