Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OPINIÕES: SEMPRE DEVO EXPRESSÁ-LAS

    Eis a pergunta que não quer calar: Expressar ou não minhas opiniões?
    Vocês leitores e leitoras devem estar respondendo,  dividindo-se no mínino em dois grandes grupos, vamos chamá-los  de grupo A e grupo B, vejamos:

Grupo A: Com certeza, digo o que penso doa a quem doer, quem não quiser ouvir que feche os ouvidos!

Grupo B: Não, é melhor não, minha opinião interessa só a mim, afinal aprende mais quem fica de boca calada.

     Façamos uma breve reflexão sobre as implicações de uma e de outra resposta.
    Se você pertence ao grupo A, já parou para pensar que pode estar colaborando para um processo de estresse individual e coletivo?
    E que  talvez todos estejam te ouvindo porque não têm para onde correr? E ainda que você pode estar desperdiçando uma oportunidade que a vida lhe oferece de aprender algo?
    Pois se você se disponibiliza a ouvir o que estão expressando, ou a analisar a situação e se  vai em busca de conhecimento real sobre o assunto, silencia alguns minutos para refletir sobre o que está ouvindo, aprendendo por meio do desenvolvimento de habilidades emocionais, cognitivas e sociais.
    Agora se você pertence ao grupo B, não está tomando postura tão diferente de quem pertence ao grupo A, como pode parecer. Pois as implicações finais serão as mesmas.. estará deixando de desenvolver habilidades emocionais, cognitivas e sociais. Apenas utilizando-se de um artifício diferente.
    Em ambas as situações estará em desenvolvimento um processo de falha na comunicação, impossibilitando o autoconhecimento e o conhecimento dos outros, bem como que os outros conheçam você,  por não se expressar ou por expressar-se indevidamente, o que gera desconforto emocional e mesmo o estresse.
    É claro que é sábia a atitude de esperar “esfriar a cabeça”, “contar até dez” antes de falar em explosão, aos gritos, com ofensas ao outro e muitas vezes a si mesmo.
    Neste procedimento de esfriar a cabeça, as emoções se acalmam e você estará se dando um tempo para avaliar a situação, fazer uso da ética social e  então despertar para um diálogo saudável, maduro que desenvolverá a confiança mútua.
    O maior aprendizado realizado será desenvolver um processo de  transformar situações difíceis em situações de aprendizado, por meio do diálogo e do equilíbrio emocional.
    Sendo ao mesmo tempo aquele que cuida e aquele que é cuidado, pois é está a atitude  humana que auxiliará a promoção de um bem-estar coletivo, uma sociedade mais saudável.
    Então vá em frente comece agora a expressar suas opiniões... e lembre-se onde quer que você esteja esse é o ponto de partida.

       Um abraço!

Nenhum comentário: