Abertura e Apresentação

Olá pessoal! Este blog é a forma que encontrei de organizar as indicações/sugestões que faço em palestras, cursos e no consultório.
A cada semana uma nova frase para reflexão que poderá vir acompanhada de um texto já publicado anteriormente ou, dentro do possível, inédito.
Na continuidade do “diálogo” com vocês leitores, farei indicação de livros, filmes e exercícios terapêuticos.
Com o único objetivo de contribuir para nossa evolução enquanto seres humanos, por meio de diálogos terapêuticos, mesmo que virtual.

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

DEIXAR TUDO PARA DEPOIS

    Muito bem, hoje vamos refletir um pouco sobre o hábito de deixar tudo para depois, que muitas vezes (e erroneamente), é atribuído apenas aos adolescentes.    Basta prestarmos atenção um pouco mais à nossa volta e ouviremos um tal de depois eu faço, amanhã eu vou, depois eu falo, estou na correria e nem sempre se trata de um adolescente, aliás, na maioria das vezes é de adulto.
    Podemos aqui falar em procrastinar, tanto quanto em postergar, pois ambos os comportamentos levam as pessoas a não fazerem em tempo adequado, tranqüilo para si e para os outros uma determinada tarefa.
    O postergador é aquele que deixa para depois e o procrastinador é aquele que deixa para o dia seguinte, ora então um procrastinador pode ser também um postergador e vice-versa, são comportamentos interligados que interferem negativamente na vida das pessoas.
    Procrastinação e postergação são problemas psicológicos que podem e devem ser vencidos, com trabalho de conscientização e ações planejadas para se ter uma vitória sobre este comportamento que deve merecidamente ser comemorada.
    Este comportamento muitas vezes vem acompanhado de culpa, ansiedade, desgaste nas relações profissionais e pessoais, e muitas vezes com pequenas e grandes perdas de cargos, empregos, amigos, namoros, casamentos etc.. Afinal para algumas pessoas é torturante conviver com um procrastinador ou postergador, pois o nível de ansiedade vai crescendo “a olhos nus” deixando o ambiente tenso.
    Admitir que você possui tal comportamento, já é o primeiro passo para vencê-lo, é importante também não diminuí-lo, pois tem sim uma grande importância (diga-se de passagem, negativa), em qualquer relação.
    Vamos lá levante a cabeça, infle o peito, admita que você é um procrastinador/postergador e sinta-se feliz por ter iniciado um belíssimo processo de vitória em sua vida: Eu posso modificar-me!
    E siga seu caminho planejado, administre-o, tome em suas mãos o controle de suas atitudes... E seja muito mais tranqüilo e realizado! O momento é agora! É neste instante!
    Inicie agora, assim isto mesmo, neste momento a identificar, listar, o que você PODE e quer modificar.
Algumas dicas:
1.    Admita que é um procrastinador/postergador
2.    Admita que só você pode se modificar (e mais ninguém!!)
3.    Planeje suas tarefas (todas... as pessoais também!)
4.    Anote tudo em uma agenda, caderno e verifique diariamente, coloque um ok, risque, à medida que vai executando-as
5.    Seja você mesmo, não se deixe contaminar pelas pessoas que convivem com você e são procrastinadores que não querem mudar;
6.    Comemore cada atividade cumprida no prazo certo ou antecipadamente (Pode ser um simples Parabéns ofertado sinceramente a você mesmo);
7.    Compartilhe com uma pessoa querida e sincera que deseja te ver feliz, conte-lhe de seu novo e importante projeto: vencer o depois eu faço!
8.    Organize com freqüência seus pertences e seu ambiente
9.    Assuma tarefas em quantidade que poderá realizá-las (há pessoas que não sabem ou têm medo de dizer não por medo de não serem aceitas)
10.Divirta-se (passeie, dance, cante, vá ao parque), quem tem lazer realiza atividades com maior agilidade

     E, se mesmo com as dicas e reflexões realizadas, não se sente em condições de vencer o “depois eu faço”, procure um auxílio profissional, pois terá com quem compartilhar sua vida e descobrir qualidades que irão te auxiliar nesta empreitada, além de poder contar com um bom amigo!
          Benjamin Franklin compartilhou com o mundo o seu segredo: "Nunca deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. Ele inventou a eletricidade então o seu segredo era de sucesso, certo?
   

Nenhum comentário: